9º PRINCÍPIO PARA A LIBERAÇÃO DO HOMEM
RESPONSABILIDADE

“Se você prejudicar o seu próximo, vai ficar acoorrentado.”

Saudações, amigo! Saudações, próximo! Saudações, irmão! Próximo, claro que sim, você é o meu próximo, eu sou o seu próximo.



Por que próximo?

Próximo são as aquelas pessoas que estão próximas de você. Sua mulher, seus filhos, seu pai, sua mãe, suas irmãs, sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho, o padeiro, o carpinteiro, o motorista de ônibus, toas as pessoas que você encontra no dia-a-dia, são seu próximo, estão próximas de você.
Homem algum é uma ilha, um homem não pode se isolar, amigo. Não pode viver sozinho.
Você pode viver sozinho?
Pouquíssimas pessoas conseguem viver sozinhas. Precisamos do próximo, necessitamos do próximo e como imagino que você ainda tem muitos anos de vida pela frente, ao longo de todos os dias da sua vida você vai encontrar com seus próximos.
Então, como viver com o próximo, como tratar o próximo?
Este é um dos postos mais importantes para o bem estar de uma pessoa. Um homem que não se dá bem com seus próximos é um infeliz. Um homem que vive em paz e harmonia com todos aqueles que conhece, com todas as pessoas com quem se encontra, é um homem poderoso, é um homem tranquilo, é um homem que pode fazer e acontecer, é um homem livre.
O nono e o décimo princípios são os dois princípios, um o masculino e outro o feminino, um o positivo e o outro o negativo, concedidos pelos Mestres Superiores e o Criador do Cosmos para que você possa atingir essa harmonia com seu próximo. É o Princípio dos Princípios porque nono e décimo, para sua liberação. Dizem o seguinte:
‘Se você prejudicar seu próximo, vai fica acorrentado”, ‘Se você prejudicar seu próximo,vai ficar acorrentado” - Essa é a primeira parte desse princípio, o nono.
Muito bem, você dirá, eu não quero prejudicar a nenhum próximo. Claro que não, ninguém deseja prejudicar conscientemente a quem quer que seja. Conscientemente, estando acordado e atento, não podemos causar dano a ninguém, não causamos dano a ninguém. Inconscientemente, porém, podemos prejudicar a muitas pessoas.
“Se você prejudicar seu próximo, vai ficar acorrentado.”
Por que isso? Por que isso?
Por causa de uma lei sacrossanta. Uma das leis que estruturam nosso universo, e que diz: “a toda causa corresponde um efeito, toda causa tem efeitos”.
“Tudo o que faz ao seu próximo, seja por bem, seja por mal, voltará a você. Voltará a você multiplicado em dobro. Você fez o bem, voltará a você pela lei de da causa e feito. Você causou o mal, prejudicou, isso vai voltar para você em dobro.
Esta é a Lei da Causa e Efeito, que orienta este Princípio para as relações humanas.
“Se você prejudicar seu próximo ,vai ficar acorrentado ‘Se você prejudicar seu próximo, vai ficar acorrentado.”
Você deve ficar atento àquela parte dentro de você, aquela parte egoísta.
Aquela parte egoísta que quer tudo para ela mesma. Você precisa ficar atento a essa parte sua. Tem que descubri-la. Existe uma entidade egoísta dentro de nós que sente necessidades, que sente medos e que sente temores. Quer todas as coisas para si e quando essa parte manda em nós mesmos, nos leva a prejudicar aos demais.
Amigo: a vida é uma só. Sua vida, o que você e seu próximo são, é tudo a mesma coisa. O que você fizer a seu próximo, você estará fazendo a você mesmo. Essa é a chave secreta: Todos somos UM.
Se nos detivermos nos sentidos físicos, diremos João é João e eu sou eu, mas raras são as vezes em que temos consciência de que a vida que reside no João é a mesma vida que está na minha pessoa. A única coisa real não são os corpos, é a vida. Tire suas próprias conclusões.
Portanto, o inimigo que devemos combater não é o próximo, ele se comporta como um reflexo do comportamento que você tem em relação a ele. Se ele pensa mal de você é porque você, sem se aperceber, está com um pé atrás em relação a ele, pensando mal dele. Se ele o prejudica, significa que você o prejudicou. Essa é uma lei justa e infalível.
Há uma parte de você mesmo que você não controla, mas que controla você, seu lado torto, o lado egoísta, só pensa em sua própria evolução, em sua comodidade, em seu bem estar, unicamente. É implacável. E para conseguir fazer valer esses propósitos, age egoisticamente e pouco se importa se prejudica aos demais. É uma parte de nós mesmos que só quer fazer o que lhe dá vontade; e mais, essa parte é tão cega que não enxerga a mais ninguém.
Para essa parte de nós, os outros não existem. Não existem, eles simplesmente não existem.
Desse modo, vamos começar a trabalhar para termos consciência de como tratar de colocar essa parte sob o nosso controle. Porque estamos falando da parte que nos leva a prejudicar os demais sem que a parte que é sã o queira. Você, eu, quem quer que seja, não deseja, conscientemente, prejudicar a ninguém.
Então, por que essa relação entre as pessoas?
Por que todos esses problemas que você tem com seus semelhantes?
Por que?
Vamos trabalhar.Pegue uma pasta e dê um título. Escreva: Minha estratégia para me harmonizar com meu próximo.
Anote os nomes do seu pai, de sua mãe, de seus irmãos, sua mulher, filhos, familiares, parente, companheiros de trabalho.
Anote os nomes de todas aquelas pessoas com quem você se encontra com freqüência. Cada nome em uma e então faça a seguinte pergunta a você mesmo:
Ao fulano, estou prejudicando em algo?
Estou prejudicando essa pessoa em algo?
Quem sabe, consciente ou inconscientemente, esteja eu fazendo algo que o prejudique?
Penso bem acerca de fulano?
Minha atitude em relação a ele é a correta?
Depois de proceder a essa análise, com essas perguntas, depois de ser objetivo, imparcial, sincero consigo mesmo, você vai começar a perceber do comportamento de sua parte egoísta. Daquela parte que não respeita a Lei, da parte dentro de você que prejudica os outros.
Em seguida, o segundo passo a ser dado:
Vá ao encontro de cada uma dessas pessoas. De todas aquelas com quem você se dá ed pergunte a elas, com toda a franqueza e sinceridade, se você as está prejudicando em alguma coisa. Peça que sejam honestas com você. Elas lhe dirão uma porção de coisas acerca daquela parte sua que você não controla..
Depois, a terceira parte deste projeto é você se sentar com cada uma dessas pessoas e contar para elas da sua vontade de viver com elas em paz e harmonia. E veja a diferença.
Exponha para elas o desejo que você tem de não querer prejudicá-las de forma alguma e que você fazendo-as entender que você chegou à conclusão de que existe uma parte em nós, seres humanos, uma parte egoísta, que tem por costume causar o mal, se que a nossa parte consciente possa interferir. Isso pode ser observar em todos os lugares, amigo, todos os dias: uma parte da gente fere e a parte correta diz: desculpe, irmão, foi sem querer.
Quantas vezes aconteceu isso com você?
Isso é uma constante. Constantemente estamos ferindo nosso próximo, causando-lhe um dano, porque não temos essa força sob controle. Esses exercícios levarão você a descobrir como essa força age. Você precisa se observar, você tem que estar consciente, alerta, tem que se tocar de como funciona a parte egoísta.
Depois, faça a si mesmo a quarta pergunta.
O que é que quero conseguir, prejudicando alguém?
Meus propósitos, os assuntos dos quais estou cuidando, aquilo que estou querendo alcançar, estão prejudicando a alguém?
Examine sues projetos e verifique se vão causar prejuízo a alguém, se vão prejudicar alguma pessoa, faça-se essa pergunta repetidamente e não se esqueça de que fazendo algo que possa prejudicar a alguém, você vai ficar acorrentado.
O que quer dizer “você vai ficar acorrentado?
Significa que vai lhe acontecer a pancada de volta, ao quadrado. E nem sempre a Lei de Causa e Efeito se opera de imediato. Hoje posso lhe prejudicar, mas o castigo, ou seja, esse mesmo dano que, pela Lei, vai voltar para mim , pode ser que não venha a não ser daqui a vinte anos. Amigo, minha relação com você, consciente ou inconscientemente, não vai ficar nada bem.
Não vou ter paz, nem você terá paz, nossos corações estarão cheios de ódio, de sentimentos de vingança, de ciúmes, inveja; e cada vez que nossos campos magnéticos se puserem em contato, externa ou internamente, haverá um forte impacto, trazendo dor e sofrimento, até que o assunto entre nós esteja solucionado.
Quinto ponto: depois que você fizer sua análise, com toda certeza você vai perceber o quanto você tem prejudicado os outros.
Você vai concluir que você prejudicou essas pessoas de mil e uma maneiras, da mesma forma que os outros prejudicaram você. E a única maneira de começar a resolver essas situação é a partir do momento em que você aplicar o Quinto Ponto:
“Perdoar aos demais por todo o mal que eles causaram a você.”
Você precisa perdoá-los, porque entendeu que eles não tiveram a intenção de lhe prejudicar, e sim que têm dentro deles uma parte, aquela parte egoísta, a parte não evoluída que eles não podem controlar e que foi ela que deu causa ao dano. Por isso é que você tem que perdoar os outros.
Depois disso, você irá ter com cada uma dessas pessoas de sua análise - pessoas que você prejudicou, para pedir perdão a elas. Sei que isso vai ser difícil para você. Mas você precisa aprender a fazer isso. Porque pedir perdão é reconhecer sua culpa, ainda que seja uma culpa inconsciente. É começar a desmanchar as correntes que têm mantido você aprisionado, esperando o castiço dos erros que cometeu no passado.
Em seguida, você vai ter que pedir perdão a si mesmo e se perdoar. Você precisa se perdoar a si mesmo com honestidade e sinceridade, pelos erros cometidos no passado.
Se você está decidido a fazer tudo isso e resolveu dominar a parte egoísta que existe dentro de você, a parte que prejudica o seu próximo, a parte violenta, agressiva, marginal, então é capaz de se perdoar por todos os erros cometidos e prejuízos causados no passado, apagando tudo na sua memória.
Depois, vai pedir perdão ao Cosmos. Você terá que pedir perdão à Lei.
Você terá que pedir perdão ao seu Criador, aos Mestres Superiores, ao seu Espírito, por havê-los colocado nessa confusão. Porque ao não controlar sua parte egoísta, você acabou se metendo em confusão, fazendo regredir dentro de você mesmo as forças cósmicas. Você obscureceu a Luz. Tem culpa por ter criado um mundo cheio de violência, de ira, de malefícios. Você vai compreender que é culpado pela desorganização deste mundo, pela falta de relação amistosas entre as pessoas.
Esses são os pontos que se você não puser em prática – e eu espero que você ponha em prática – começarão a desfazer as correntes que mantêm você preso na escuridão, impedindo-o de alcançar a liberação como indivíduo, impedindo-o de alcançar a Luz.
Vamos analisar: se por um lado, prejudicamos a outras pessoas sem querer, às vezes podemos prejudicar os outros de propósito, mas isso acontece muito raramente.
A parte que está dentro de nós que prejudica os outros é cega, não ama o próximo, porque nem enxerga esse próximo, é uma parte que só pensa em si mesma e essa parte não está sob nosso controle. Esta parte chamada egoísmo foi a que provocou, no passado, todos os males que você causou à coletividade, ao mundo, ao próximo e a você mesmo.
Ela mantém você separado dos demais, consome sua força vital, rouba sua energia, tudo com que você foi dotado pelo seu Criador para realizar seu Projeto de Vida.
A Estratégia são os 5 pontos que vimos antes.
Mas esse é um trabalho difícil, nós sabemos, porque passamos por tudo isso.
No passado, éramos escravos do nosso egoísmo, causamos o mal, machucamos, prejudicamos o outro, tudo em nosso proveito pessoal.
Um belo dia, a Luz chegou para nós por intermédio de outras pessoas que conseguiram dominar o egoísmo e então começamos a nos esforçar nesse mesmso sentido. Tivemos tantas dificuldades, que o mais provável é que você também tenha do mesmo modo; por isso é que os conselhos que lhe estamos dando agora vão lhe ajudar muitíssimo até você conseguir chegar até sua Libertação. Até que consiga aplicar o Nono Princípio;
“Não prejudicarmos os outros, senão estaremos acorrentados.”
Veja bem, eu repito que sei o quanto é difícil colocar em prática esses conselhos, entretanto, pense numa coisa: imagine uma pessoa que não tem qualquer tipo de problema com ninguém e que não prejudica ninguém, de jeito nenhum. É uma pessoa amada por todos, equilibrado, harmonioso.
Isso não quer dizer que você vai ter que sacrificar sua vida pelos demais, não, não, não e não - seria pedir demais, não é mesmo? – mas simplesmente estar bem, ser correto com os outros, ser equilibrado, ser paciente com você mesmo. Porque se consegue, mas passo a passo.
Não pretenda resolver mudar da noite para o dia; não queira se tornar um campeão de altruísmo, de passar de um extremo a outro. Comece pessoa por pessoa, pessoa por pessoa. Isso sim.
Agora passemos à parte mais importante do egoísmo.
Prejudicar os outros faz com que você fique acorrentado, mas prejudicando-se a si mesmo, você fica mais acorrentado ainda.
Acima de tudo, o seu corpo. Essa parte, essa parte egoísta, quando identificada com o corpo, faz uma porção de coisas a favor do corpo, mas prejudicando as emoções, a mente e o espírito.
Ás vezes, essa força egoísta se identifica com nossas emoções, com nossos desejos, causando prejuízo ao corpo, à mente e ao espírito. Outras vezes, essa parte egoísta atua na nossa mente contra nossas emoções e contra nosso corpo. É uma força tremenda e seu objetivo é nos manter na lama.
Você precisa se analisar. Analise-se, analise-se.
O egoísmo do corpo, como prejudica minhas emoções e minha mente?
O egoísmo da mente, como prejudica minhas emoções e meu corpo?
E o desejo exagerado de minhas emoções, como poderá prejudicar minha mente e meu corpo?
Amigo: O egoísmo, que é o principal causador de seu antagonismo com o próximo e dos choques dentro de você mesmo, atrasa seu crescimento espiritual. Seu espírito, depois de muito sofrimento nos planos superiores, conseguiu encarnar. Não deixe que o egoísmo, a involução, leve seu espírito até os patamares mais baixos, até a trevas mais escuras.
ACORDE! ACORDE, Amigo! A sua libertação está nisto aqui. Libertação da dor, do sofrimento, libertação de qualquer adversidade.
Você vai ser o senhor de si próprio, senhor de seu mundo. Você vai ser pessoa admirada e conhecida pelo seu bom-senso, por seu equilíbrio, por sua boa conduta com os demais. E você vai ver que sua vida vai ficar muito mais fácil, porque uma pessoa presa do egoísmo cheira mal. Ninguém a quer por perto. Ao passo que uma pessoa livre do egoísmo, é a LUZ DE SEU MUNDO.
Você vai me dizer que todo mundo é egoísta. Está certo, é claro, essa é uma das grandes lições que aprendemos nesta encarnação, na escola chamada planeta terra. Talvez seja a lição mais importante, a de querer se manter como entidade separada, ser diferente dos outros, sobressair, em vez de fundir-se aos demais, em vez de ser Um com os outros.
Porém, você não poderá ser uno, com seu espírito, com seu Criador, com sua mente, com suas emoções, com seu próximo e com o mundo, se não dominar a Besta... chamada egoísmo, a que faz você comer veneno todo dia, e o que é pior, a envenenar as outras pessoas, colegas de trabalho, mulher, filhos, porque ficará acorrentado a eles por séculos afora. Às vezes a Lei de Causa e Efeito não opera a não ser em outras vidas. Pense nisso, pense não conseguir se liberar porque ainda deve algo a alguém...por um mal que causei há 500 anos?
Popularmente, isso se chama Karma.
Está em suas mãos colocar em prática as instruções e equilibrar seu egoísmo para não prejudicar a mais ninguém.
Seja paciente e comece.
Que Deus lhe abençôe!