8o PRINCÍPIO PARA A LIBERAÇÃO DO HOMEM
A COMPREENSÃO
VOCÊ FARÁ SEUS CONFLITOS DESAPARECEREM QUANDO ENTENDÊ-LOS NA SUA RAÍZ E NÃO QUANDO QUISER RESOLVÊ-LOS


LADO A:

Dificuldades, inconvenientes, obstáculos, conflitos, contradições. Esse é o pão nosso de todos os dias.
Esse é o pão nosso de todos os dias.
O pão de todo aquele que está pensando e trabalhando para fazer algo digno da sua vida.
Aquele que não pensa fazer nada, que não está fazendo nada, talvez, simplesmente, não tenha nada disso. O pão diário seria o aborrecimento e o fastio.
Amigo, espero que você esteja fazendo tentando fazer algo concreto da sua vida e se assim for, então, seu andar diário deve estar cheio dos inconvenientes, das dificuldades, dos obstáculos, dos problemas, dos conflitos e das contradições.
E se for assim, então é sumamente importante para o cumprimento de teu plano de vida que você aprenda a distinguir cada uma dessas coisas.
Pensemos por um momento.
O que é um inconveniente?
Um inconveniente...Estou fazendo algo e surgiu um inconveniente, uma doença.
O que é uma dificuldade?
O que é um obstáculo?
O que é um problema?
O que é um conflito?
O que é uma contradição?
Os inconvenientes são pequenas doenças que surgem ao longo do caminho de uma pessoa. Estou viajando de uma cidade para outra e o pneu do carro fura. Isto não é um problema, isto não é uma dificuldade, isto não é um obstáculo, isto não é um conflito, isto não é uma contradição. É um inconveniente.
Agora, se não tenho um estepe, isto se converte em um obstáculo.
Se não tenho dinheiro para comprar um estepe, isto se converte em um problema, mas jamais será um uma contradição ou um conflito.
Uma dificuldade é quando eu estou fazendo algo e fica difícil terminá-lo; não sei como terminar.
Um obstáculo é algo que nos cruza o caminho. Isso é um obstáculo.
O problema é algo para ser resolvido. É uma situação.
A dificuldade, o obstáculo, o inconveniente e o problema, você deve começar a considerá-los como desafios que se apresentam à sua capacidade. Você deve enfrentá-los e considera-los como desafios. Eles incitam a agir.
Se você é uma daquelas pessoas que têm medo dos problemas, das dificuldades, dos inconvenientes, dos obstáculos, você deve começar a mudar sua atitude mental sobre eles.
O inconveniente, o problema, o obstáculo, a dificuldade, são oportunidades veladas. Oportunidades escondidas para que você desenvolva mais o seu potencial interno e por isso, você deve começar a mudar sua atitude mental a respeito deles.Você deve eliminar o temor e o medo e deve compreender que, durante nossa vida, todos nós consideramos os problemas, os obstáculos, as dificuldades e os inconvenientes como algo incômodo. Enquanto que, na verdade, cada uma dessas situações possibilita desenvolver mais aquele potencial que se encontra dentro de cada um de nós.
Uma das melhores maneiras para que você possa desenvolver isso é preparar quatro cartolinas.
Na primeira anote: O problema é um desafio à minha capacidade...
Na segunda: As dificuldades são oportunidades veladas para desenvolver meu potencial.
O inconveniente é uma possibilidade para desenvolver minha capacidade de discernimento. Minha capacidade de discernir e atuar sobre a caminhada.
Em seguida, durante 49 dias, tente, por todos os meios, não fugir destas situações mas, ao contrário, enfrentá-las.
Pois bem, a contradição é algo totalmente diferente. Tratamos dela no 5o Princípio. O que falta tratar é o conflito. Mas antes você tem de aprender a distinguir o que é um inconveniente, o que é um obstáculo, o que é um problema, o que é uma dificuldade, uma contradição e um conflito.
Normalmente tendemos a confundi-los e tratá-los da mesma maneira e reagir a todos de uma forma semelhante. Isto é um grave erro.
Para aprender a distinguir entre um e outro, vamos fazer o seguinte exercício
Abra um caderno, faça as seguintes perguntas e tome nota.
Quais são os inconvenientes que tenho agora?
Quais são os que tive no passado?
Anote-os todos. Faça um esforço para desenterrá-los da memória e da sua situação atual...
Continuando:
Quais são as dificuldades que tenho agora?
Anote-as todas.
Quais são as que tive no passado? E assim sucessivamente.
Quais são os obstáculos?
Quais são os problemas?
Quando tiver todas as respostas, analise e medite sobre as diferenças entre eles.
O conflito é algo completamente diferente. Se a dificuldade, o obstáculo, o inconveniente, o problema podem ser considerados como desafios que incitam à ação, a contradição e o conflito imobilizam em um círculo fechado e não permitem que você avance.
Para poder compreender e saber o que fazer quando estamos em conflito, devemos recorrer ao 8o Princípio Sagrado para a Liberação do Homem.
Nosso Pai comum providenciou para as suas criaturas no caminho de regresso ao lar, de realização de seu plano de vida, Doze Princípios de Luz, Doze Princípios de Ordem e Doze Princípios de Harmonia. Todos aqueles que os empregarem em suas vidas terão as portas abertas para a sua liberação.
O 8O Princípio diz o seguinte:
“Você fará seus conflitos desaparecerem quando entendê-los em sua última raiz e não quando quiser resolvê-los.”
Repito: Você fará seus conflitos desaparecerem quando entendê-los em sua última raiz e não quando quiser resolve-los.
Se você meditar sobre este Princípio, imediatamente vai se dar conta que, durante toda a sua vida tem tentado resolver seus conflitos. E essa é uma das causas que lhe escravizaram tantas vezes e levaram você a cometer erros sem fim. Vamos analisar este Princípio.
O quê é isso, fazer desaparecer os conflitos?
O quê é isso, que não se deve resolve-los?
Um conflito, companheiro de viagem, tem uma causa e, a não ser que você chegue à raiz desse conflito...A não ser que chegue ao lugar, ao ponto chave de onde brotou este conflito, ele não desaparecerá. Mas se você conseguir chegar à raiz, ele simplesmente desaparece. Um conflito é um assunto mental. É claramente um assunto mental...Vejamos...O que é um conflito?
O que é um conflito, para você?
Você pode anotar todos os conflitos que tem no momento?
Anote todos. Não importa se você não puder ser muito preciso.
Um conflito surge quando você pensa de uma maneira sobre algo, tanto interno a você quanto externo, e a realidade sobre a qual você pensa é diferente. Então há um choque. Há um choque.
Você pode pensar, por exemplo, que sua mulher deve cuidar das crianças, fazer a comida, cuidar da casa e lhe satisfazer sexualmente. Suponhamos...
Mas o comportamento dela é diferente. Por alguma razão ela não aceita fazer isso plenamente, ou não está satisfeita em fazê-lo , por fim, há um conflito.
O que se faz, nesse caso?
O que se faz, nesse caso?
Primeiro você tem de analisar:
Por que penso que a mulher deveria fazer tal ou tal coisa?
De onde vem minha maneira de pensar sobre isso?
É correto o que penso sobre o comportamento que deveria ter minha esposa?
Ela está certa em protestar, em não fazer aquilo que acredito que ela deve fazer?
Qual é a verdade sobre isso?
Qual é a verdade sobre o comportamento de uma esposa no lar?
Aí estamos chegando a um ponto chave.
Os conflitos não podem ser resolvidos a não ser que se chegue à verdade deles próprios.
A verdade, o discernir aquilo que o Cosmos providenciou para cada situação. Então, chegaremos a última raiz do conflito e ele desaparecerá.
Amigo, vivemos em um Cosmo ordenado, onde há leis, princípios, padrões de conduta, pautas para todas as situações da vida. Existe uma verdade global e esta verdade inclui pequenas verdades para todas as situações. Aquele que não pesquisa a verdade de cada conflito simplesmente continuará girando em círculo diversas vezes.
Você diz a sua mulher que ela deve fazer isto e ela diz que não. Vocês se chocam; há então um conflito.
Um dia você cede, ou melhor, não cede, ou age violentamente. Ela se resigna hoje, mas fica insatisfeita por dentro, fica ferida. Não é do seu agrado fazer aquilo que você pensa que ela deveria fazer.
O quê pode me ajudar?
Se eu posso chegar à verdade, isto é, saber qual é a função da mulher em um lar. A verdadeira função, a função prevista pelo Cosmos e não pelos hábitos, ou pelo que meus pais pensam, nem pelo o que diz a sociedade.
Minha mulher pode se adaptar a esta verdade e ela se adaptará ao reconhecer que é assim.
E se eu também mudo minha maneira de pensar sobre o papel da mulher no lar, adaptando-me ao Princípio Cósmico, então, o conflito desaparece.
Você verá que normalmente fazemos outra coisa... Normalmente entramos em choque. Normalmente queremos resolver o conflito impondo nossa opinião ou nosso critério a outra pessoa. Isto é uma maneira de tentar resolvê-lo, mas desta maneira não se resolve nada.
Mas se eu vejo que tenho um conflito e eu posso ter conflitos no trabalho, nas minhas relações com os outros, com minha esposa, com o mundo, com a vida. Inclusive comigo mesmo; uma parte de mim pensa de uma maneira, vê as coisas de uma maneira e outra parte de mim a vê de uma maneira totalmente diferente. Tenho, portanto, um conflito, um grave conflito dentro de mim que não diz respeito a ninguém.
Se tento impor o critério de uma parte minha sobre a outra, só consigo aumentar o conflito. Não poderei avançar. É como se meu pé direito quisesse avançar e o esquerdo não quisesse. Fico imobilizado. Fico em um tremendo conflito.
Como resolvo essa situação?
É muito simples. Começando a pesquisar a raiz do conflito...
Como surgiu esse conflito?
Enfim, ver a Verdade Cósmica sobre esse tipo de situações...
É claro, verdade, amigo.
Muito bem! Vamos começar a anotar todos os conflitos que você que você possa ter neste momento, e deve ter muitos. Todos os seus conflitos têm origem naquilo que lhe ensinaram e na maneira como você, por sua própria experiência, chegou a ver as coisas e as situações. O mundo, a vida, o próximo, o trabalho, sua mulher, seus filhos, você mesmo. Você percebe que não se ajustam.
Por isso há conflito.
O que você pensa sobre o seu trabalho?
O que é um trabalho?
Quais são as suas idéias sobre um trabalho?
Quais são as suas idéias sobre o seu chefe?
Quais são as suas idéias sobre a sua esposa?
O que você pensa sobre a vida?
O que você pensa sobre o próximo?
Sobre a sociedade?
Sobre a humanidade?
Para cada um destes pontos você deve abrir uma página do caderno e anotar tudo o que pensa.
O que pensa sobre cada um deles.
Em seguida faça para si mesmo outra pergunta.
Isto que penso sobre o meu próximo se ajusta com aquilo que vejo?
Aí temos conflitos evidentes.
O que fazer?
Simplesmente começar a buscar, a pesquisar a verdade.
Segundo o Cosmos, o que é a vida?
Anote esta pergunta...
Por que vivemos?
Para que vivemos?
Segundo o Criador. Segundo a Lei.
O que é o mundo?
Por que e para que existe?
Segundo a Lei e a Verdade.
Qual deveria ser o meu comportamento com minha esposa?
Minha atitude com minha esposa?
Qual deveria ser minha atitude sobre meus filhos?
Sobre meu trabalho?
Segundo o Cosmos, como deveria viver comigo mesmo?
Como você pode ver, amigo, deve investigar, deve buscar a verdade.
A Verdade é a Luz que pode clarear todos os seus conflitos e um homem sem conflitos é um homem poderoso. É um homem com muita força porque a essência do conflito conduz ao desgaste de toda a energia que está em nós. Tira toda nossa capacidade de ação.
E nosso mundo está cheio de pessoas envoltas em conflitos permanentes e que não podem fazer nada a respeito. Você deve se dar conta deste fato. Uma pessoa que tem conflitos está imobilizada, porque parte dela quer fazer algo e outra a puxa para trás. E como, normalmente, as forças são iguais, ela fica imobilizada ou faz algo e a isso se opõe uma tremenda força, porque pensa fazer as coisas de uma maneira enquanto a verdade é outra. Se esforça, luta e perde sua força. Ou trata de resolver os conflitos, ou o tiro sai pela culatra... Como você pode ver, amigo, investigar a verdade sobre nossa maneira de pensar é um trabalho difícil e árduo. Essa é a regra geral do 8o Princípio.
Como penso sobre tal ou qual coisa?
Qual é minha maneira de pensar sobre a vida?
O que eu quero da vida?
Suponhamos que você queira da vida felicidade, prazer, bem-estar, riqueza.
É isto que o Criador previu para o homem?
É isto o sentido da vida?
Para lhe dar um exemplo: Todo o homem que pensa que o objetivo da vida é ser feliz, ganhar dinheiro, gozar e desfrutar dela, está equivocado e vai ter tremendos conflitos.
Vivemos para evoluir. A vida que existe em nós deve evoluir. E aquele que começa a pensar na vida como uma possibilidade de evolução, começa a eliminar o conflito que existe entre ele e a vida. Ser feliz, estar bem, pode ser uma conseqüência da evolução, mas o sentido da vida não é este.
Aquele que pensa que o objetivo da vida é casar, ter filhos, trabalhar, ir ao cinema, também vai ter grandes problemas. O conflito estará permanentemente na sua vida.
Entretanto, aquele que pensa na vida em termos de evolução, em termos de se tornar mais perfeito a cada dia, assim como o Criador nos concebeu e nos viu, para esse homem, seus conflitos em relação à vida desaparecem.
Atitude mental. Essa é a palavra. Indica relação e uma relação correta com cada departamento da vida elimina todos os conflitos. E para ter uma relação correta deve-se saber a verdade sobre cada aspecto da vida.
Escuta esta parte da fita fazendo os exercícios durante 49 dias e desde já lhe advirto, companheiro de lutas: a não ser que peça a nosso Criador comum que traga Luz à sua mente e ao seu coração, todos os seus esforços serão vãos e fúteis. Peça a seu Criador a chama de Luz, a chama da compreensão que existe em você; que ela faça Luz na obscuridade da sua mente, do seu corpo e do seu coração.
Peça durante 49 dias e trabalhe...
Atua...
Na segunda parte veremos maiores detalhes sobre o 8o Princípio.
Lembra...
Você fará seus conflitos desaparecerem quando entendê-los na sua última raiz e não quando quiser resolvê-los.
Repito:
Você fará seus conflitos desaparecerem quando entendê-los na sua última raiz e não quando quiser resolvê-los.
Mãos a obra!








8o PRINCÍPIO PARA A LIBERAÇÃO DO HOMEM
A COMPREENSÃO
VOCÊ FARÄ SEUS CONFLITOS DESAPARECEREM QUANDO ENTENDÊ-LOS NA SUA ÚLTIMA RAÍZ E NÃO QUANDO QUISER RESOLVÊ-LOS


LADO B:

Atitude mental. Relação.
A atitude mental é a nossa maneira de pensar sobre algo, e essa maneira de pensar nos conduz a uma relação com esse algo. Abre seu caderno e divida-a em 7 partes principais.
Na primeira anota:
Qual é a minha atitude mental, qual é a minha maneira de pensar a respeito da vida?
Qual é a verdade sobre a vida?
Em outro capítulo:
Qual é a minha maneira de pensar sobre o mundo?
Qual é a verdade sobre o mundo?
Terceiro capítulo:
Qual é a minha maneira de pensar a respeito do próximo?
E aí anota o nome das pessoas com as quais mantem relacionamento.
Qual é a verdade a respeito de fulano, sicrano?
Quarto capítulo:
Qual é a minha maneira de pensar a respeito da minha esposa?
No fundo, qual é a verdade a respeito dela?
E não esqueça que a verdade é aquilo que o Cosmos previu.
Quinto capítulo:
Qual é a verdade a respeito dos meus filhos? E a respeito dos filhos em geral?
Qual é a minha maneira de pensar a respeito dos filhos?
A verdade e a minha maneira de pensar sobre os filhos é a mesma?
Pois, se não for, aí você tem um grande conflito.
Sexto capítulo:
Qual é a minha maneira de pensar sobre a sociedade?
Qual é o verdadeiro papel da sociedade?
Sétimo capítulo:
Qual é a minha maneira de pensar a respeito de mim mesmo e das minhas atividades?
E qual é a verdade sobre mim e sobre o que tenho a fazer?
A análise desses 7 pontos vai levar você a conhecer muitíssimo sobre você mesmo e possivelmente, depois de muitas investigações, vai levar você a conhecer a Verdade Cósmica sobre cada um dos pontos. E na medida em que você for descobrindo a verdade, você vai tender a mudar sua relação, em relação a todas essas coisas.
O que é uma relação?
Uma relação é a maneira como nós nos aproximamos de algo. Por exemplo, uma pessoa que teme a vida. Imagina como ela pode se relacionar com a vida...
Uma pessoa que subestima o próximo. Imagina como ela pode se relacionar com ele?
Não é assim?
Muito bem. Anota a palavra relação e faça para si a pergunta, em cada um dos capítulos.
Qual é a minha relação com a vida?
É correta?
Como deveria ser?
Qual é minha relação com o próximo?
Qual é minha relação com minha mulher?
Qual é minha relação com meus filhos?
Como me relaciono com eles?
Como me aproximo deles?
Como deveria fazê-lo?
Sim, amigo. Necessitamos a verdade. A verdade absoluta...
Lembre-se.
Todos os nossos conflitos têm origem no fato de que durante nossa infância, nossa adolescência, nossa mente ficou cheia de dados sobre tudo e de todas as coisas e, infelizmente, esses dados não correspondem à Verdade Cósmica. Aí está a raiz de todos os nossos conflitos.
Não tenta resolvê-los. Eles desaparecerão no momento em que você entende-los, pois como você pode ver, falta Luz. Você necessita da Luz do seu Criador. Necessita da Luz da sua Lei. Necessita a Luz da Verdade... e ela se encontra em você, no mais profundo do seu ser.
Se você é ponderado, se pode ser imparcial, se pode vir a fazer este trabalho como se você fosse outra pessoa, se consegue ir fundo nas suas meditações e nas suas reflexões sobre cada ponto e ser suficientemente humilde para pedir a Luz, é mais provável que a Verdade se faça em sua mente e então poderá clarear seus conflitos, entendê-los e compreendê-los.
Entender algo, compreender algo, é ver sua Luz. É vê-lo em sua última verdade.
Parto do princípio que você vai fazer tudo que estamos recomendando você a fazer. São coisas que nós fizemos no passado e que nos chegaram através de outros que o fizeram em um passado mais remoto, e outros, e outros e outros.
Desde que o homem é homem, estes Princípios conduziram todo o homem escravizado nos seus conflitos à liberação de si mesmo, das circunstâncias e do mundo. Conduziram-no à plenitude.
Parto do princípio que você vai fazer tudo o que está sendo aconselhado, porque você é um homem de boa vontade, inteligente e por isso vou dar o modelo do Pensar Consciente, ou seja, como aprofundar algo ao máximo.
Como aprofundar algo ao máximo.
Abre seu caderno e tome nota cuidadosamente do que vou mencionar. Durante três meses. Repito, três meses. Sim, 120 dias como o máximo e 90 dias como o mínimo. Uma vez ao dia.
Tome um objeto, outra vez um problema, outra vez uma pessoa, uma situação, um inconveniente, um conflito, e pensa conscientemente sobre ele da seguinte maneira:
Ponto 1: Origem.
Ponto 2: Causa da sua origem.
Ponto 3: sua história
Ponto 4: Suas qualidades e atributos
Ponto 5: Objetos, situações, condições, pessoas conectadas ou relacionadas
Ponto 6: Seu uso e aplicação
Ponto 7: resultados e efeitos
Ponto 8: O que explica e prova
Ponto 9: Seu possível futuro
Ponto 10: Sua opinião sobre seu futuro possível, a causa e os motivos dessa opinião.
Amigo: Estes são os 10 pontos de reflexão que você deve exercitar uma vez ao dia. Uma vez um objeto, outra vez um conflito, outra vez uma situação, outra vez um problema e outra vez uma pessoa.
Os 10 pontos vão levar você a ir mais fundo em sua mente e a conectar-se com a Luz deste objeto, conflito, situação, problema e pessoa.
Tomemos um exemplo. Um objeto qualquer, uma lâmpada. E iniciamos nosso pensar consciente.
Ponto 1: Qual é a origem da lâmpada?
Ponto 2: Qual é a causa da sua origem?
Qual é a história da lâmpada?
Quais são as qualidades e os atributos da lâmpada?
Quais são os objetos conectados ou relacionados com a lâmpada?
Qual é o seu uso e sua aplicação?
Quais são os resultados e os efeitos do uso da lâmpada?
O que explica e o que prova o uso da lâmpada?
Qual é o futuro possível da lâmpada?
E sua opinião e a causa da opinião sobre o futuro da lâmpada?
Como você vê, amigo, se você pode e faz todos os dias este exercício...uma vez com uma lâmpada, outra vez com um problema, um inconveniente, um conflito, uma situação.
Um exemplo. A guerra.
Qual é a origem da guerra?
Qual é a causa da sua origem?
E assim, sucessivamente.
Primeiro. Ao terminar sua análise você terá praticado a atenção, a concentração e a meditação e estará fortalecendo totalmente a sua mente.
Segundo. Você estará atingindo uma profundidade de tal magnitude que muitos e muitos dados que estão armazenados em sua mente, e além da sua mente, aparecerão para responder a sua pergunta.
Terceiro. Você vai chegar a saber muitíssimo sobre uma situação, um objeto e entrará no campo da criatividade. O mais importante é que se fará a Luz em sua mente e em seu coração.Você vai entender, compreender e ver a raiz de todas as coisas, o porque de todas as coisas, sem possibilidade de erro.
Como você pode ver, amigo, estamos colocando em suas mãos uma chave, uma arma, que, com todo o propósito foi feita para que seja difícil.
Este trabalho não é para fracassados.
Este trabalho não é para indolentes.
Este não é um trabalho para pessoas que não querem fazer as coisas e que querem uma varinha mágica.
Isto é para todas aquelas pessoas que estão cansadas de serem escravas, que estão fazendo esforços, dia e noite, uma e outra vez, mas em direção equivocada. E agora, por causa dos seus esforços e dos esforços que vão ter de continuar fazendo, sairão da escravidão em direção à liberação.
Assim, entre 90 e 120 dias, você vai pensar conscientemente seguindo os 10 pontos a respeito de um objeto tangível e outras vezes sobre algo intangível. Você pode pensar conscientemente sobre uma doença, um problema econômico, a relação com seus filhos, o mundo. A respeito de todos os objetos e todas as coisas.
É difÍcil! Mas o truque está nisso!
Se fosse fácil, eu lhe venderia imediatamente a resposta para a sua mente, mas sua mente ficaria sem a possibilidade de desenvolver todo o potencial e todas as suas faculdades. E na medida em que uma mente não está desenvolvida, ela está cega, tira conclusões equivocadas e, por fim, terá conflitos.
Vamos ampliar o 8o Princípio.
“Você fará desaparecer seus conflitos se você pensar conscientemente sobre eles, segundo o exercício dos 10 pontos, até entendê-los na sua ultima raiz, e não quando você quiser resolvê-los.”
Vamos repetir a nova forma deste Princípio. É uma forma que evoluiu.
Você fará desaparecer seus conflitos se você pensar conscientemente sobre eles, segundo o exercício dos 10 pontos, até entendê-los na sua última raíz ,e não quando você quiser resolvê-los.
O próximo passo é o seguinte.
No Cosmos em que vivemos, tudo tem um preço. Não me refiro ao preço da fita; estou me referindo ao esforço que se tem de realizar para atingir a Verdade e a Luz últimas que serão a causa da sua liberação da escravidão. Além de todos os trabalhos que você tem de fazer para clarear seus conflitos.
O último ponto, aquele que lhe dará a liberdade total é quando você compreender e decidir ajudar as outras pessoas na resolução dos seus conflitos. Isto quer dizer que você despertou para o fato de que a vida não servirá para nada se você for um homem livre e sem conflitos, mas à sua volta muitíssimas pessoas, especialmente aquelas mais chegadas, estiverem perdidas em seus conflitos, você tendo a chave para liberação deles.
Isso é lógico, não é verdade?
Sei que seu senso comum leva à conclusão de que se você foi beneficiado de algo, se a Luz chegou a você, você deve transmiti-la para outras pessoas.
Assim, escolha 7 homens ou mulheres mais chegados a você, aqueles que vivem no seu pequeno mundo, e procure as maneiras de lhes transmitir o 8o Princípio, e fazer com que eles meditem e reflitam sobre ele.
Dê a eles os exercícios que, supostamente, você já terá feito. Ajude-os a realizar os exercícios até que, também eles, alcancem a Luz.
Assim, você será o sol do seu mundo, do seu pequeno mundo. Eles, por sua vez, farão isso com outros e os pequenos mundos vão se iluminando, um depois do outro, como casas que se encontravam na escuridão e se iluminam. E a cadeia se estenderá de um lugar para outro e poderemos esperar, algum dia, um mundo melhor.
Esse é, amigo, o legado de todos os homens conscientes e despertos através de todas as idades e todas as épocas.
Hoje está chegando a suas mãos; depende de você, o que fazer com ele.
Você tem de estar em guarda.
Tem de estar alerta.
A que?
Me dirá...
Uhm, aquela parte nossa, a parte frouxa, a parte inerte, a parte preguiçosa. Especialmente aquela parte da nossa mente que evita qualquer esforço mental.
Vou lhe dar uma informação. Lembre-se de quando estava no bachalerado. Lembre-se de quando estava diante de uma equação algébrica e tinha de se esforçar e vinha então esse algo e fazia com que você fechasse o caderno e fosse fazer qualquer outra coisa.
Quantas vezes no passado você esteve diante de situações e esse algo surgiu na sua mente cada vez que surgia uma pequena dificuldade, fazendo-o abandonar o trabalho, abandonar o esforço.
Amigo, passamos por isso e conhecemos os perigos que podem fazer um homem fracassar e aquilo que pode liberá-lo.
Qual seria a sua atitude a respeito dessa parte da sua mente, essa parte involutiva, essa parte preguiçosa, negligente, essa parte que não quer fazer nenhum esforço e quer manter-se na escravidão e na lama?
Você sabe muito bem que vai sair, ou melhor, já saiu, no momento em que escutou esta fita.
Qual é a sua atitude em relação a esta parte?
Qual vai ser o seu comportamento a partir de hoje?
Vai deixar sua vida desmoronar...
Vai deixar que sua vida fique plena de remorsos, de frustrações, de decepções.
Verdade, que não?
Decida já!
Encha-se de valor!.. Arme-se de coragem! Arme-se de nossa consciência!
Nós passamos por esse mesmo caminho antes. Decide!
Por que a hora do esforço, a hora do empenho mental é quando você vai sair. E cuidado, por que saltará de mil e umas maneiras. Você tem de aprender a ver as coisas sob muitos aspectos. Você pode começar a meditar e de repente...Você vai pensar conscientemente e de repente sente que o seu corpo fica cansado. Esse é o comportamento dessa parte involutiva. Pode sentir fome, pode querer se ocupar de qualquer outra coisa.
De qualquer maneira você se enfraquecerá. Você tem de ver como atua a força involutiva em você. Esta parte que está na nossa mente.
Assim, logo que se encha de valor, decida e fique alerta, fique desperto. Prepare papeizinhos, coloque-os no escritório, perto do lugar onde você vai pensar conscientemente sobre os seus conflitos. Você tem de reconhecer, tem de observar essa parte, como opera essa força que vai fazer todo o possível para que você não atinja a Luz. Para que você não se aprofunde até chegar à Verdade, à Luz e à sua Essência Criadora.
Assim que alertamos você.
Nosso inimigo não é o mundo, não é o Cosmo, não é o próximo, não é a sociedade, não é a mulher, não são os filhos, não são os sócios, não é o tráfico, não é o alto custo de vida. Nada disso é nosso inimigo.
Nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos. É aquela parte que tende a involuir.
Que tende a nos levar para trás, como caranguejos. Que tem o hábito de nos colocar em situações problemáticas.
Que tem o hábito de nos fazer gastar mais do que o devido. Tem o hábito de turvar a nossa memória, de confundir nossas metas, de confundir nossos propósitos, de por a perder nossos mais lindos objetivos. Atua dentro e fora de nós.
Na maioria das vezes nos controla e somos escravos em suas mãos.
Somos nós mesmos. Essa parte nossa diz EU quando tem o comando, quando tem o domínio...e faz com que fixemos nossa atenção em todos os problemas do mundo externo e faz conosco o que lhe dá vontade. É a raiz do conflito.
A parte involutiva é a que cria os conflitos na nossa mente. É a que nos separa dos demais. É a que nos transforma em pessoas egoístas, mentirosas, preguiçosas, frouxas, hipócritas, vaidosas, medrosas aflitas.
Você tem de descobrir e conhecer essa parte dentro de você.
Você não pode destruí-la. Ah, é a força que lhe permite trabalhar.
É a força que vai lhe conduzir à sua liberação. Mas ela só estará ao seu serviço se você aprender a viver com ela, a conviver com ela e controlá-la, a se colocar em acordo com ela.
Você é ambas!
A parte que quer evoluir e a parte que quer involuir. Uma está na Luz e a outra está na escuridão e ambas têm de se juntar, se casar e dar fruto, não um filho. Teu plano de vida...
O plano que espera por você, atuando na parte mais profunda do seu espírito.
O Plano que o Criador tem para você.
Teu plano de vida, algo que ninguém, a não ser você, pode fazer. Mas só vai poder realizá-lo se harmonizar sua parte evolutiva e sua parte involutiva. Se você conseguir ser dono de si mesmo.
Recomendamos que você compre as outras 11 fitas-cassete. Estão intimamente relacionadas com essa mensagem.
Pedimos ao nosso Criador comum que lhe dê o valor e a coragem para iniciar essa atividade. Que
Ele lhe ilumine, lhe cuide e lhe bendiga sempre e quando o seu coração estiver puro e aberto.
Obrigado...