10º PRINCÍPIO PARA A LIBERAÇÃO DO HOMEM - UNIÃO
“Trata os outros como queres que te tratem.”





Amigo, trata os demais como queres que te tratem. Trata os demais como queres que te tratem.
Este é o 10º. Princípio de tua liberação. A 10a porta que terias que cruzar, para alcançar tua liberação final sobre as circunstâncias da vida e sobre todas as demais situações.
Trata os demais como queres que te tratem.
— Que quer dizer isso concretamente? Tratar os demais como queremos ser tratados?
Simples. Como queres que te tratem os demais?
Um exemplo: Pega um papel e um lápis. Começa a refletir.
1. Como queres que tua esposa te trate?
Anota. Queres que seja afetuosa, carinhosa, compreensiva, amável, voluntariosa? Como queres que ela te trate? Detalha-o, ao máximo que possas, a maneira como desejarias que tua esposa te tratasse. Em seguida, faz isso com relação a teus filhos.
2. Como queres que te tratem teus filhos?
Que espera deles? Que classe de tratamento queres que tenham contigo? Anota-os.
3. Como queres que te tratem teus amigos? Teu amigo
João? E o outro amigo? E o outro amigo?
4. Como queres que te trate teu chefe?
5. Teu sócio?
6. Teus companheiros de trabalho? Que esperas deles? Que tipo de comportamento queres que tenham com relação a ti?
7. Como queres que te trate a vida?
8. Como queres que te tratem teus pais? E assim
sucessivamente. Tens que fazer essa análise durante 14 dias. Todos os dias, dedicas um tempo e pergunta-te, sinceramente:
“Como quero que me tratem fulano, sicrano e beltrano?” E anota. Tens que anotá-lo.
O princípio diz: TRATA OS DEMAIS COMO QUERES QUE TE TRATEM. Após haveres anotado o trato que queres receber dos demais, fixa-te o propósito de atuar e de fazer com eles, exatamente, o que tu esperas deles . Se queres paciência contigo, por parte de tua esposa, começa a tratá-la pacientemente. Começa, tu, a tratá-la pacientemente. Por Lei de Causa e Efeito, ela terá que te tratar da mesma maneira. Por lei de causa e efeito, ela te tratará de igual maneira.
O que tu depositas em teu próximo e nos demais, como forma de tratamento dado a eles, eles te devolverão, multiplicado com acréscimo. Ou seja, tens em tuas mãos a possibilidade de criar para ti um mundo novo; de criar o futuro que desejares. Está em tuas mãos. Dá o primeiro passo. Sê inteligente. Não esperes que tua esposa seja compreensiva por si mesma. Induza-a à compreensão. Induza-a à paciência.
Cada ser humano, companheiro de viagem, tem dentro de si todos os atributos de seu Criador. Em cada ser humano há carinho, amor, afeto, bondade, harmonia, inteligência, compreensão e vontade. Temos tudo isso dentro de nós mesmos. Também dentro de nós está o egoísmo, está a violência, está o mau gênio. Dentro de nós, está todo o bom e todo o mau que há neste mundo. Grava isso em tua mente. Compreende-o. Toma consciência desse fato. E, em seguida, decide-te a extrair, dos demais, o melhor. Decide-te a retirar deles o melhor. Tu podes fazê-lo! Tu podes fazer que tua esposa seja violenta, tu o sabes muito bem, assim como podes fazer com que seja bondosa. Trata-a como tu queres que ela te trate.
Vejamos se está claro, amigo!
A fórmula é muito simples: cada ser humano tem dentro de si todas as virtudes, todas as bondades de seu Criador. Da mesma forma, tem toda a sujeira que herdamos deste mundo: o egoísmo, a vaidade, o orgulho, a soberbia, a desconsideração. Segundo teu comportamento, as pessoas que se relacionam contigo reagirão. Elas vão reagir— compreenda— segundo o teu comportamento. Essa é a lei. A LEI DE AÇÃO E REAÇÃO. Teu comportamento, com relação aos demais, é a ação. Eles reagirão, com a mesma moeda.
Não pode ser de outra maneira. Essa é a Lei de Vida.
Que quero de João? Como quero que ele me trate? Se eu quero que ninguém me minta, então, fixo-me o propósito de dizer a verdade, de ser verdadeiro em minhas palavras, em meus atos. Se quero que tenham boa fé, atuo com boa fé. Se quero que tenham boa vontade, atuo com boa vontade. Mas, não ao acaso. Não são palavras. Isso obedece a um plano concreto.
Toma nota de todas as pessoas com quem cruzas, diariamente, e propõe-te a extrair delas o melhor, as melhores virtudes, as melhores qualidades que residem nelas.
Faz a análise que te está sendo indicada e anota, consciente e claramente, o tratamento que queres receber de cada uma das pessoas com as quais te encontras e faz disso teu propósito primordial.
Começa a trabalhar conscientemente. Por exemplo: hoje, eu vou extrair a bondade de minha esposa. Hoje, vou atuar com muita consideração com meu sócio. Hoje, vou escutar João paciente e atentamente. E assim, sucessivamente. É questão de te colocares metas diárias. Metas diárias em tua relação com cada uma das pessoas de teu mundo. E esperar.... Esperar.
Agora, quais são os obstáculos que se apresentam ao tentares realizar isso?
Analisemos os problemas que podem aparecer em teu caminho para realizares esse plano e, em conseqüência, para harmonizares tua relação com os demais. Simplesmente, uma única coisa, necessitarás. Chama-se boa vontade. Deves desenvolver a boa vontade. Boa vontade. Isso que dizer: ter boa intenção, desejar o melhor na tua relação com os demais. E a boa vontade nascerá em ti sempre e quando apagues de tua mente, apagues de tua memória e apagues de tuas recordações todas as situações conflituosas que tiveste com essas pessoas no passado.
—Como se faz isto?
—Uma vez ao dia, fecha os olhos, relaxa-te e dedica a isto 5 minutos. 5 minutos. Projeta em tua visão criadora, em tua tela mental, a imagem da pessoa com a qual queres te relacionar e vê, com os olhos de tua imaginação, a harmonia no tratamento entre vocês. Vê, em tua mente, todos os problemas do passado como tendo sido eliminados. Aperta-lhe as mãos, dá-lhe um abraço e projeta isso em tua tela mental. Visualiza-a tratando-te com harmonia, paz e equilíbrio e a ti, também, fazendo o mesmo. Tudo isso, obviamente, em tua tela mental. Em tua tela mental.
Em seguida, faz outro exercício. Uma vez ao dia, em teu banheiro, frente ao espelho, observa-te e sorri. Sorri. Tens que relaxar todos os músculos de tua face. E tens que aprender a sorrir. E a relaxar. Pratica o sorriso com bondade, com boa vontade, com amabilidade, com harmonia. Observa os músculos de tua face, as feições de teu rosto. Observa, enquanto sorris, enquanto relaxas, a expressão de teus olhos. Teu olhar, o que ele reflete? Pode ser que exponhas um sorriso, porém teus olhos estão cheios de ira. Isso sucede, normalmente, em nosso trato com os demais e não nos damos conta desse fato, porque dentro de nós está aquela parte nossa que nos leva a perder todas as nossas relações.
Quantas vezes, amigo, não te aconteceu ir ao encontro de uma pessoa....quantas vezes não te aconteceu de te aproximares de tua esposa, companheira, dizer-lhe que a amava e a resposta foi um gesto de desconsideração, de impaciência ou uma crítica qualquer a ti? Por que isso aconteceu ?
—Simplesmente, a outra parte de nós, a parte que nos domina, manifesta-se através dos olhos. Os demais não sabem que temos a melhor intenção ao irmos até eles e o único que percebem e vêem é através dos olhos. É através de nosso olhar e das feições de nosso rosto.
Assim que, amigo:
1º) Primeiro, faz o exercício da projeção mental. Logo, adota teu novo tratamento para com os demais e visualiza-os, diariamente, em tua tela mental.
2º) O segundo passo é praticar o sorriso bondoso, amável e carinhoso frente ao espelho para acostumar os músculos de tua face a se relaxarem e a para que tu te vejas com os olhos de uma boa vibração, de luz e de boa vontade.
3º) O terceiro ponto é a meditação. Durante muitos meses, sempre que tiveres a oportunidade, estabelece-te o propósito de meditar acerca do comportamento dos demais. Faz-te a seguinte pergunta: — “Por que fulano me trata da seguinte maneira? Por que minha esposa está assim?”
Verás, amigo, somos seres humanos e nossa compreensão, nossa inteligência, não chega longe. Lamentavelmente. Raras vezes, nós nos colocamos nos sapatos do outro. Raras vezes, nos colocamos em seu lugar. Raras vezes, sabemos o que está se passando de verdade em seu coração. Pode ser que a pessoa esteja tendo um mal estar físico, conflitos, obstáculos, problemas econômicos. Tu o sabes muito bem. Vê teu próprio exemplo: quantas e quantas coisas não te angustiam? O que passa, é que não estamos conscientes desse fato. Quando vamos tratar com os demais, o único que esperamos deles é que nos carreguem nos ombros, que nos mimem, que nos cuidem, que nos amem e, na maioria das vezes, a coisa não se passa assim. Aí, então, jogamos a culpa no outro! Assim não deve ser, amigo. Todos os corações estão apertados, angustiados. As pessoas, os seres humanos têm depressões, há problemas que, aparentemente, são insolúveis. E é nosso dever compreender esse fato. Vem alguém em direção a ti e o vês de mau gênio, então, não lhe peças um comportamento maravilhoso, um comportamento de um homem livre. Ao contrário, tens que te colocar em seu sapato. Tens que ir até ele. Tens que compreender que alguma coisa o aflige, que por algo está assim. Então, sorri-lhe com esse mesmo sorriso que tu praticaste todos os dias. Mostra-lhe tua boa vontade. Escuta-o.
Quando tu estás aflito, amigo, quando tens problemas e vais a alguém, que classe de tratamento solicitas? Não gostarias que o outro te sorrisse? Não gostarias que a outra pessoa te compreendesse? Não gostarias que a outra pessoa te escutasse com atenção? Que ela se esquecesse de si mesma e que, naquele momento, te atendesse? Pois faz o mesmo com os demais.
Toma consciência. Nosso mundo, nossa vida é suficientemente angustiante. Temos graves problemas. E muito poucas pessoas conseguiram a liberação e a solução de seus problemas. Tens que compreender esse fato. Não deves ser exigente. Tu, que estás em vias de compreender, exija de ti mesmo o mais maravilhoso comportamento com relação aos demais. Eles te responderão, aprenderão por teu exemplo. Tu lhes estarás dando a pauta de como fazê-lo.
Não faz nenhum sentido dizer a tua esposa que deve ser bondosa, que deve ser compreensiva. Porém, se ela, dia após dia, vê tua bondade, vê tua compreensão, tua consideração, tua paciência, lhe estarás dando um exemplo e ela terminará por se comportar de igual maneira.
Essa é a lei. Essa é a lei, amigo. E não te esqueças. Não podemos ser ilhas. Temos que aprender a tratar os demais, a conviver com os demais. Essa é a maior riqueza que pode ter um ser humano.
Tua harmonia com os demais, tuas boas relações com os demais te levarão a ter tempo, força, poder e vontade para levar a cabo metas muito importantes.
Em seguida, estão os filhos. Imagina essas pobres crianças que não sabem nada de nada. Elas percebem nossa ira e nossa ira entra nelas. Nossa violência, nosso mau gênio, nosso mau caráter, tudo se grava nelas. Tudo é gravado. E, assim como as coisas discordantes, não harmônicas se gravam, também teu comportamento compreensivo, reflexivo, tua bondade, tua atenção, teu carinho também se gravam nelas. E elas te devolverão com a mesma moeda.
Teus companheiros de trabalho, essas pessoas com quem tu convives por seis, oito e, às vezes, até 10 horas diárias. Que sentido tem manter com elas atitudes conflituosas?
Leva a cabo os exercícios, amigo. Corrige tuas relações com os demais. Harmoniza tuas relações com os demais. Não os prejudiques porque te vais encadear. Trata-os como tu queres que te tratem. Investe teu tempo nisso. Assim como uma pessoa investe dinheiro e luta, dia após dia, para comprar uma casa, para montar um negócio produtivo.
Mas, de que serve uma casa linda e bela, se tu estás sozinho dentro? Crê-me, amigo, é preferível ter um canto modesto, cheio de amigos, cheio de pessoas com quem tu te dês bem, pessoas que te apreciem e pessoas que tu aprecies. Acaso, podes conduzir uma atividade em tua vida, algum trabalho, alguma atividade realmente importante e útil à humanidade, sozinho? Não! Necessitas da cooperação de outras pessoas, não é verdade? Verdade que sim, não?
Mas, se não reconhecermos as Leis e os Princípios, se não praticarmos os Princípios da harmonia com os demais, os Princípios que nos levarão à luz, como poderemos aspirar a grandes atividades?
E, não dá ouvidos a essa parte, em ti, que insiste em te dizer que é difícil, que os demais não te compreenderiam, que não tens tempo para praticar esse Princípio, que as pessoas não prestam, que o mundo está podre, enfim.... Todas essas desculpas e justificativas que não servem para nada! Não servem para nada, amigo meu, porque não te resolvem problema algum. Seria melhor reconhecê-las como tentações que querem te manter na lama e desde logo, tomar a decisão de cumprir com esse Princípio.
Que farias tu se, de repente, já não te restasse nenhum amigo? Que farias se teus filhos se vão? Se tua mulher não quer mais falar contigo? Se teus pais não te querem ver? Estarás só. Só. Dentre as enfermidades humanas, eu te garanto amigo, essa é a pior: estar totalmente só. Não creias que isso não pode te acontecer. Isso está acontecendo a milhares de pessoas que violam esses 2 princípios todos os dias. Um dia acontece a um amigo, outro dia a outro e outro a outro, cada vez que tentam fazer uma nova amizade, uma nova relação, seu mau gênio e sua falta de compreensão fazem com que os demais o rejeitem.
Brigas, incompreensões intermináveis e sem fim com a esposa, nenhuma relação com os filhos.... Tu não és esse tipo de pessoa, verdade?
Suponhamos que tua vida esteja tão discordante nestes momentos.
Estão chegando a tua essência os dois princípios : O que diz que se prejudicares os demais te encadearás e se tratares os demais como queres que te tratem, te liberarás.
O Criador, nosso Pai Comum, em sua grande bondade, nos está brindando com o 9º e 10º Princípios para que possamos caminhar em direção à liberação.
Saiamos da escravidão, das emoções agitadas, do mau gênio e do mau trato aos demais! E não te esqueças: a Lei de Causa e Efeito é justa e infalível. Todo o bem e o mal que fazes a ti mesmo e aos demais te serão devolvidos multiplicados com acréscimos. Cedo ou tarde. Cedo ou tarde. O bem ou o mal trato que tu inflijas aos demais ou a ti mesmo, também te será devolvido com acréscimos. Cedo ou tarde. Assim, que tem discernimento. Sê prudente. Prepara-te. Sê paciente contigo mesmo e dedica parte da tua vida a tecer relações harmônicas com os demais, a corrigir tuas relações defeituosas e a pedir perdão pelas ofensas e pelos danos infligidos aos demais no passado. Perdoa-te à ti mesmo, à tua ignorância e à tua falta de vontade de dominar a besta egoísta que te separa dos demais.
Coloca tua boa vontade. Pratica os exercícios. Serás um homem digno de teu Criador. Poderás te liberar da escravidão, do fantasma do egoísmo e um dia, não muito longínquo, chegarás a teu plano de vida, chegarás àquele plano que Deus tem reservado para ti. Aquele, que só tu podes realizar e que a vida, o universo necessitam, imperativamente, para completar o grande Plano da Criação.
Arma-te de valor e de coragem. Decide-te a fazê-lo! Decide-te! E, recorda-te: nós passamos por esse caminho. Assim, tu também tens condição. Tu és um homem. Tu podes. Serás a luz de teu mundo. A luz em tua sociedade. A luz entre tuas amizades. A harmonia em tua família. E a bendição de todo aquele que se encontre contigo.
Que Deus te bendiga, te guarde e te ilumine. E graças.